Palestrantes

Conheça os nossos palestrantes e participantes das mesas redondas

 Dia 1

16 de novembro

Prof. Dr. Aristóteles Góes Neto

Graduado em Ciências Biológicas pela UFBA (1994), Doutor em Botânica pela UFRGS (2001), com Pós-Doutorado pela FIOCRUZ-MG (2013), e atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Coordenador do Programa de Pos-Graduaçao em Bioinformatica (conceito 7, CAPES), Coordenador do Centro de Estudos Norte-Americanos (CENA) da UFMG e lider do Grupo de Pesquisa (CNPq), Biologia Molecular e Computacional de Fungos (BMCF). É atualmente Pesquisador do CNPq (nível 2). Suas linhas de pesquisa compreendem Biologia e Biotecnologia de Fungos e (Meta)ômicas. Já publicou 140 artigos (peer-reviewed), 14 capítulos de livros, 1 livro e depositou 9 patentes. Já supervisionou 11 Pós-Doutores e orientou, como orientador principal,15 Doutores e 23 Mestres. Foi o coordenador de 13 projetos e redes de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico financiados por agências governamentais federais e estaduais brasileiras (CNPq, CAPES, FAPESB), agências internacionais (NSF - E.U.A.), empresas privadas e atualmente coordena 1 projeto de pesquisa financiado pela PETROBRAS.

Clique aqui para saber mais

 

Me. João Paulo Almeida

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Atualmente, doutorando do PPG em Bioinformática da UFMG sob orientação do Professor João Marques, trabalhando com análises do viroma de mosquitos Aedes.

Clique aqui para saber mais

 

 

Prof. Dr. Leandro Martins de Freitas 

Possui gradução em Ciências Biológicas (Bacharel em Genética) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) com ênfase em genoma e bioinformática e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e tem experiência na área de Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioinformática, Genômica, Genética, Evolução, Classificação e Caracterizaçao de Famílias Multigênicas e Predição de Epitopos in silico.

Clique aqui para saber mais

 

 

Ma. Ingra Morales Claro

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Alfenas (2015) e especialização em Métodos de Diagnósticos de Hemoglobinopatias e Hematologia Tropical pelo Hospital das Clínicas HC-FMUSP (2016-2017). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Sequenciamento de nova geração, Bioinformática, Genética Molecular e de Microorganismos e Epidemiologia Molecular. Atualmente faz Doutorado Direto na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Clique aqui para saber mais

 

 

Prof. Dr. Siomar Soares

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba. Formação complementar em Bioinformática. Mestrado em Genética pela UFMG. Doutorado em Genética pela UFMG, com 1 ano de doutorado sanduíche pelo Center for Biotechnology (CeBiTec) da Universität Bielefeld. Doutorado em Bioinformática pela UFMG. Pós-doutorado em Bioinformática pela UFMG. Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UFTM. Atualmente é Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Áreas de atuação: genética molecular, sequenciamento genômico e genômica comparativa de microorganismos, com enfoque em pan-genômica, plasticidade genômica na identificação de ilhas de patogenicidade e fatores de virulência, filogenômica, epidemiologia molecular, vacinologia reversa e desenvolvimento de softwares (linguagens perl e java). 


Clique aqui para saber mais

 

 

Dra. Mainá Bitar

Tem experiência nas áreas de Biofísica e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: enovelamento proteico, ancoramento molecular (docking), dinâmica molecular, análise de sequências gênicas e proteicas, modelagem ab initio (através de técnicas de generalized simmulated annealing), predição e análise de RNAs não codificadores, análises de dados de RNASeq. Utiliza linguagem de programação Perl e tem experiência também em desenvolvimento de Scripts em Shell. Em 2015 concluiu o Doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da Professora Dra. Glória Regina Franco (Laboratório de Genética Bioquímica, Brasil) e do Dr. Martin Alexander Smith, do grupo do Professor Dr. John S. Mattick (Garvan Institute for Medical Research, Austrália). Posteriormente concluiu residência Pós-Doutoral de um ano na Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa do Programa Mineiro de Pós-Doutorado (Capes/Fapemig), sob supervisão da Professor Dra. Glória Regina Franco. Atualmente ocupa o cargo de 'Research Officer' no QIMR (Queensland Institute of Medical Research), onde esteve por três anos sob supervisão do Dr. Guy Barry e desde 2019/02 é supervisionada pelas Dr.as Juliet French e Stacey Edwards.

Clique aqui para saber mais

 

 

Dr. Tiago Bruno Rezende de Castro

Iniciou a sua graduação em ciências biológicas (Licenciatura - Noturno) em 2008 na UFMG, demonstrando interesse pela pesquisa desde o início, realizou sua iniciação científica no Laboratório de Angiogênese e Células-Tronco, com a professora Lucíola da Silva Barcelos, trabalhando com cicatrização de feridas e células tronco embrionárias. Em 2013, ingressou no mestrado em Bioquímica no Laboratório de Genética Bioquímica, orientado pela Professora Andrea Mara Macedo e coorientado pela professora Gloria Regina Franco. Iniciou o Doutorado em Bioinformática em 2015, orientado pela Professora Gloria Regina Franco e coorientado pela professora Andrea Mara Macedo. Durante o mestrado e doutorado, realizou estudos de transcriptoma de corações de camundongos infectados com diferentes cepas de Tripanosoma cruzi. De 2018 a 2019, realizou doutorado sanduíche na Universidade Rockefeller em Nova Iorque sob supervisão do doutor Daniel Mucida e doutor Gabriel Victora no laboratório de dinâmica de linfócitos e laboratório de imunologia de mucosas. Em 2019, retornou à universidade Rockefeller para iniciar o pós-doutorado onde busca uma carreira híbrida (/dry/wet/ lab). Hoje, realiza estudos de desenvolvimento e dinâmica de linfócitos T e B, utilizando-se de técnicas de sequenciamento de célula única.

Clique aqui para saber mais