04 de julho
Professora Classe D Nível 02 da Universidade Federal de Minas Gerais no Departamento de Ciência da Computação. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023). Atua como docente permanente no PPG em Ciência da Computação e no PPG em Bioinformática. É subcoordenadora do PPG em Bioinformática da UFMG (gestão 2020-2021 e 2022-2024), diretora regional centro-sudeste da AB3C e vice coordenadora do comitê especial de Biologia Computacional da SBC2022.
Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição. Realizou seu pós-doutorado no Comissariat à l'Energie Atomique et aux Énergies Alternatives na França.
Seus principais interesses de pesquisa são Bioinformática e Biologia Computacional, Inteligência Artificial e Visualização de Dados.
Professor de Genômica da Biodiversidade da Flinders University, na Austrália. Atualmente é Senior Lecturer, Chefe do Laboratório de Ecologia Molecular da Macquarie University e Editor Associado para Conservation Genetics. Premiado com o Matthew Flinders Professorship por suas contribuições para o desempenho e a liderança em pesquisa.
Possui doutorado em Genética Evolutiva pela Macquarie University, na Austrália, mestrado e graduação em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Realizou seu pós-doutorado pela Yale University, nos Estados Unidos, e periodo sabático na Universite' Laval, no Canadá, e na University of Miami, nos Estados Unidos.
Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Filogeografia e Genética Populacional.
Pesquisador do Instituto Rene Rachou - Fiocruz Minas, e pesquisador associado ao Centro de Pesquisas Metabólicas Básicas da Universidade de Copenhagen - Dinamarca. É membro do corpo permanente do PPG em Bioinformática da UFMG, do corpo colaborador em Genética e Biologia Molecular da UFG, Ciências da Saúde da Fiocruz Minas, Genética da UFMG e Medicina da USP. Também foi professor/pesquisador do programa de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília.
Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição.
Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos estudos associados à Metagenômica e Microbiomas; Genômica; Identificação de biomarcadores e construção de modelos preditivos; e desenvolvimento de bancos de dados e ferramentas para análises de dados biológicos.
Estágiario pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.
Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Bioinformática pela mesma instituição.
Professora na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e doutoranda em Bioinformática na Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha em colaboração com o Instituto de Pesquisas René Rachou - Fiocruz Minas e com o Biosig Lab da Universidade de Melbourne, na Austrália.
Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros.
Atua nos seguintes temas: predição de efeitos de mutações, mutações compensatórias, estrutura e função de proteínas, banco de dados, aprendizado de máquina.
Doutorando em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve parte do seu doutorado em Harvard, investigando como bactérias são geneticamente agrupadas e como esta informação pode ser usada para diagnosticar precisamente o perfil de resistência e acelerar o tratamento com antibióticos em casos de infecção.
Possui especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Estatística pela Universidade Estadual de Londrina, e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Possui experiência em Ecologia Quantitativa e Programação para Biologia Evolutiva. Atua no ramo de microbiologia, em especial na caracterização genômica e evolução de bactérias resistentes a antibióticos.
Professora Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como orientadora dos PPGs em Bioquímica e Imunologia e Bioinformática. Foi subcoordenadora (2005-2007) e posteriormente coordenadora do PPG em Bioinformática da UFMG (2005-2009 e 2017-2020), subcoordenadora do PPG em Bioquímica e Imunologia da UFMG (2010-2013), vice-presidente e posteriormente presidente da AB3C (2012-2016). Coordenou dois Cursos de Extensão (Lato sensu) em Bioinformática na UFMG (2007 e 2015).
Possui mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e graduação em Ciências Biológicas também pela mesma universidade. Realizou seu pós-doutorado sênior pelo Garvan Institute of Medical Research, na Austrália.
Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, Genética e na área de Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica, transcriptômica e proteômica de procariotos, eucariotos e vírus, análises bioinformáticas de sequências de DNA e RNA, estudos funcionais e evolutivos de genes e genomas, análise de expressão gênica diferencial, análise de splicing alternativo e análises proteômicas
Professora Associada do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi subchefe do Departamento de Morfologia (2015 - 2017), Coordenadora do PPG em Biologia Celular e atualmente atua como subcoordenadora do Núcleo de Assessoria à Pós-Graduação do ICB/UFMG.
Possui doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, mestrado em Agronomia pela mesma instituição, e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou seu pós-doutorado pelo King's College London, na Inglaterra. e periodo sabático na Harvard Medical School, nos Estados Unidos.
Tem experiência nas áreas de Biologia do Desenvolvimento, Genética, Biologia Celular e Molecular, com ênfase no desenvolvimento dos tecidos muscular e ósseo.